segunda-feira, julho 23, 2007

Vamos ao Museu?

Depois de muitas combinações, que por diversas razões não deram certo, depois de longas horas de conversações com mails pra frente e pra trás que não resolviam grande coisa, depois de muito esforço...lá conseguimos concretizar um dos primeiros planos que fizemos antes das férias começarem: a ida a Belém ao Museu Berardo!! yeah, finalmente, mas já se sabe, os nossos planos requerem sempre algum esforço de coordenação!

Depois da viagem de barco (comigo, a_mais_fixe, a_mais_witch e a Rita) encontramos a Lélé já no CCB e ouvimos ainda cá fora algumas impressões sobre a exposição: um senhor com ar muito entendido em arte (leia-se Freak) dizia que não, a exposição não o tinha convencido, então, logo aí formámos também nós a nossa impressão de entendidas "pois, a exposição também não nos convenceu!".

Entramos finalmente, 1ª sala "surrealismo". Observamos o ambiente e começamos a analisar cada obra de arte na sua singularidade: 1º uma olhadela, depois um passo atrás para apreender a obra como um todo, depois um passo à frente para um olhar mais cuidado a algum pormenor mais curioso, trocar ideias sobre o significado da obra e finalmente ler o título sempre muito elucidativo como se sabe! Conclusão, percebemos imenso de surrealismo!! Especialmente com poucas ou nenhumas horas de sono em cima (o mundo parece muito mais real, as cores estão mais vivas, etc!!)...os outros visitantes paravam maravilhados não só com a grandeza das obras mas especialmente com a nossa entendida descodificação do seu significado!

Depois algumas salas com fotografias, bem mais difíceis de interpretar (é claro que isso não nos impediu!), e Pop-art que não nos agradou muito...

Obras haviam que versavam sobre o frágil equilíbrio do nosso mundo; outras sobre o duro caminho que é a vida e como passamos de um esboço de nós próprios cheios de sonhos para um ser completamente formado, é certo que magoado pelas adversidades da vida, mas no fim muito mais colorido e interessante do que o esboço inicial; outras ainda sobre os conflitos internos entre o nosso sentimento de pertença, as nossas raízes e o nosso desejo de liberdade; ainda sobre as infinitas possibilidades que se abrem perante nós e a que raramente damos valor; e mais sobre a efemeridade da nossa passagem pelo mundo e sobre o anonimato e o consequente esquecimento que nos espera no fim...

Mas era muita coisa para ver só de uma vez, a arte pesa sobre nós e há um intenso desgaste psicológico, começa a haver um certo sentimento de claustrofobia e temos de encontrar rapidamente a saída, acabando por não dar ás últimas salas a atenção que mereciam!

Entre nós houve quem jurasse não mais lá pôr os pés (porque a colecção não as convenceu eheh), eu cá por mim não faço considerações sobre a qualidade (ou falta de) da colecção, contento-me em lá voltar (em doses mais pequenas de tempo, quem sabe uma sala por dia eheh) e continuar a interpretar e descodificar obras que aparentemente pouco dizem (e claro, maravilhar os outros visitantes com a minha sabedoria!).

No fim, para recuperar do desgaste emocional que tanta arte trouxe, tivemos de atacar os incontornáveis pastéis de Belém, esses sim uma verdadeira obra de arte!!!

6 comentários:

a_mais_fixe disse...

Gostei de ter voltado a Belém e de ter interpretado arte com a_mais_linda e com a_mais_witch. Acho que temos futuro como críticas de arte e continuo a acreditar nas nossas interpretações!

Pastéis...hmmm, que bom... mas estou contente comigo mesma porque não comi os que levei comigo e chegaram ao destino intactos! eheh

a_mais_fofa disse...

A única obra de arte que posso comentar são mesmo os pastéis e estão definitivamente aprovados.

Foi pena não ter podido ir, mas com tanto marca e desmarca, já tinha outras coisas marcadas. Mas o post foi bastante elucidativo, acho que apanhei o mai importante.. e talvez tenha tempo para lá dar um saltinho!

a_mais_linda disse...

tive a analisar a tonelada de folhetos que trouxe e descobri que nos faltou ver um piso inteiro! tenho de lá voltar definitivamente... esqueci-me d dizer que tb vimos por lá o johnny depp, ou então não mesmo lol

a_mais_pateta disse...

Acredito realmente que a_mais_linda, a_mais_witch e a_amais_fixe conseguiram aprrender a grandeza da exposição e descobrir o significado de cada obra de arte visto que todas elas têm um espirito bastante aberto... Só foi pena é não terem tido tempo ou vontade de ver todas as salas, com a gula dos pastéis de Belém!

Anónimo disse...

Bem... uma amiga minha foi e adorou. Fiquei com pena de não ter ido, mas já vi que há opiniões diversas acerca da exposição.
Olha, aqui fica o meu outro blog. Este é mais generalista www.butterflieshurricanes.blogs.sapo.pt

Beijinhos

Anónimo disse...

Qual de vocês é a_mais_idiota?