sábado, julho 07, 2007

O mito da cadeira de gestão

O medo de ir para uma certa cadeira de gestão, mais do que os muitos trabalhos que há para fazer, é encontrar o temível mito… diz que há um aluno que há muito aparece, semestre após semestre, nas aulas de marketing, junta-se a um grupo e tenta acabar com ele. Depois, desaparece, e só o podem voltar a ver quando um novo semestre surge.
Parece mentira?!
Os grupos eram feitos pelo professor. Tive sorte de ficar com a_mais_linda e, julgávamos nós, com um aluna que já estava a fazer a cadeira pela segunda vez. Coitado, no semestre anterior tinha ficado com um grupo que trabalhava pouco e teve má nota pelo que nem foi ao exame. Sorte a nossa que ele já estava inteirado do que era preciso para o trabalho e como nos devíamos organizar.
Primeira tarefa. “Eu trato disso.” – disponibilizou-se logo. “Óptimo.” – pensámos nós.
No dia, diz ele: “Não trouxe o trabalho imprimido, mas fazemos no quadro!”
Que vergonha… foi azar!
Segunda tarefa. “Mandem-me a vossa parte, que eu faço a minha e levo imprimido”.
No dia ele não aparece na aula. Manda mensagem a dizer que depois fala com o professor. Que vergonha…
Terceira tarefa. Não temos de nos preocupar com os contactos, ele tem! Ou então, duas semanas antes de entregar o trabalho percebemos que afinal ele não tem nada, que não contactou ninguém e que vamos ter o dobro do trabalho em menos de metade do tempo.
A véspera do dia da apresentação, quase uma hora depois do combinado, aparece e diz que não podemos apresentar naquele dia. Porquê? “Estou doente…” Depois lembra-se e tosse. E despenteia-se. Sim, agora sim estava doente.
A apresentação é uma miséria.
Queixamo-nos dele.
As notas reflectem-no.
Nas duas épocas, está ao pé da porta do exame, mas estranhamente não entra. Diz que se esqueceu que tinha exame.
Depois disso nunca mais o vimos.

Por curiosidade espreitámos a pauta da primeira época da dita cadeira. Tinha uma nota inferior ao resto do seu grupo. Não tinha ido fazer o exame.
Será que vai parar algum dia?!

5 comentários:

a_mais_pateta disse...

olá,
bem eu lembro-me muito bem das conversas que vocês tinham sobre esse rapaz e penso que ele só lá deve andar a passar o tempo!LOL!
porque realmente foram de mais as vezes que ele vos deixou na mão por causa dos trabalhos! coitado não dá para mais.
é só olhar para ele que percebemos logo o tótó que existe dentro dele lol. bjs

a_mais_linda disse...

Como te foste lembrar disto? foi mesmo triste, pensar no que podiamos ter feito se não fosse aquela pessoa....fomos tão enganadas!!...ele é um espírito que vagueia pelas aulas de marketing, por isso tenham medo, muito medo...se quiserem confirmar basta irem á pauta da cadeira, desconfio de que de qualquer semestre e qulaquer fase de exames, e vão encontrar um nome com uma nota de trabalho inferior á do resto do seu grupo e que faltou ao exame! é incrivel mas verdade..todos os semestres ele vagueia por essa cadeira e o sistema é sempre o mesmo, estragar um trabalho e faltar ao exame...se estão a pensar fazer mkt olhem bem para os elementos do vosso grupo, porque um deles pode ser o mito, o espirito atraso de vida, e vocês não o querem ter no vosso grupo, garanto!

a_mais_fixe disse...

Esses tempos foram complicados, e ainda bem que acabou por não vos causar grande mossa! Mas também tenho de acrescentar que também fiz parte de um grupo infernal! Por causa dessa cadeira e desse grupo, estive na faculdade em todos os dias da semana; sempre que ia para a faculdade, não fazia ideia quando é que poderia voltar, acabei a ter de justificar o meu trabalho perante um professor....e quando finalmente vi que estava aprovada simplesmente agradeci a Deus o facto de nunca mais lhes ter de dirigir a palavra.

a_mais_fofa disse...

Duas curiosidades:

- Chumbou no exame da 2ºépoca (teve 1)

- Passámos as 10.000 visitas!

Fixe disse...

Bem, eu sei que vocês não estarão habituadas (por isso é que foram enganadas até ao fim) mas... Isto é perfeitamente habitual de acontecer em Gestão, já ouvi esta história dezenas de vezes e é sempre com um elemento diferente. Eu geralmente tenho grupo fixo, mas quando o prof tem essa bela ideia de escolher os grupos, é garantido que vai acontecer. A solução é ver a pinta do gajo no 1º encontro e mandar algum feedback nos seguintes. Se ele só fala em aparecer com o trabalho feito e não em fazê-lo,o melhor é fazer o resto do trabalho sem ele e ir mandando-lhe as coisas, explicando depois ao professor se ele não se dignar sequer a apresentar. Desta forma, o trabalho até corre melhor e com menos chatices do que esperando indefinidamente por um tipo assim. Quanto ao resto do trabalho que tiveram, é normal em Marketing e noutras cadeiras, em que muitos dias livres e fds são sacrificados em prol do "fazer trabalhos". Pode obrigar a passar muito mais tempo na faculdade, mas costuma ajudar muito mais à nota do que os famigerados "Testes Intermédios"!