terça-feira, fevereiro 28, 2006

Dar Sangue, Salvar Vidas


Desde que me conheço como gente que tenho pavor a agulhas. Só de pensar em vacinas ou análises estremeço. Porém, lutando contra todos os meus receios, decidi-me: fui dar sangue!
Para além do bem que sei estar a fazer a alguém que precisa muito, este gesto fez-me muito bem a mim. Sinto-me uma pessoa melhor, menos egoísta com um mundo maior que o meu umbigo. Senti pela primeira vez que fiz realmente alguma coisa pelos outros e sinto-me tão bem… por isso vim partilhar esta minha experiência e tentar sensibilizar alguém que possa ainda não estar ou aqueles que se acomodam pensando que alguém o fará por eles. Ah! E para os que como eu têm medo… Vocês são mais fortes que isso, acreditem! Venham ser heróis!

Como é do nosso conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Por esta razão, o sangue existente nos Serviços de Sangue depende inteiramente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que, generosamente, de forma benévola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue.

Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, peso igual ou superior a 50Kg e idade compreendida entre os 19 e 65 anos. Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses (porque para além de termos naturalmente menos hemoglobina que os homens, temos perdas mensais…)
A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Deve-se tomar uma refeição ligeira e sem álcool.

Os dadores benévolos regulares (2 vezes por ano) vêem-se isentos das taxas moderadoras… É só benefícios!

Para mais informações www.ipsangue.org

Não deixem de ajudar! Hoje por eles, amanhã por nós!

18 comentários:

Dani disse...

Bom incentivo! O meu único problema, é que além de detestar agulhas, sinto-me sempre mal (suores frios, tonturas...) quando vou dar sangue. Por isso, como é sempre um sacrifício daqueles, vou dar menos vezes que aquelas que gostaria.

a_mais_linda disse...

Estou muito muito orgulhosa...tiveste uma atitude verdadeiramente MAIS!!!...eu tenho uma visão, um dia iremos as 7 juntas, e vamos doar litros e litros de sangue, e fazer quantas ligações directas for preciso, e depois vamos enriquecer à custa do petróleo...vai ser uma festa, claro!!

Rui disse...

Bem lembrado.

Margarida Atheling disse...

Tens motivo para estares muito orgulhosa de ti!
Bonito gesto e excelente exemplo!

Beijinhos

Dra. Laura Alho disse...

Apoiado! :)
Nunca é demais incentivar as pessoas *

Mamã artesã disse...

Olá, miga
obrigada pelo esclarecimento que deixaste no meu blog. Parece que os meus pesadelos andam mesmo a reflectir o meu estado de espírito.

Muito bonito o teu gesto. Assim é que é. Por mais que digas que não custa nada... eu é que não vou nessa. Não tenho medo mas sim pavor de agulhas. É um suplício de cada vez que tenho de fazer análises.

Joquinhas
Sofia

a_mais_fixe disse...

O teu comentário é muito inspirador, até porque também eu tenho um completo pavor de tudo o que possa envolver agulhas.
Mais_linda estou contigo. Um dia espero ultrapassar o meu medo e fazer esse gesto nobre...até lá nada nos impede de fazer umas quantas ligações directas...sangue, petróleo, é o que calhar lol :D.

Anónimo disse...

uauauauauau!!! Partabens... Nao me deixaram dar sangue pq tava a amamentar...mas tou desejosa de o dar... adora fazer estas boas acções... tenho sooooo um bocadinho de medo de me sentir mal logo a seguir.,...;) JINHOS!

Olelas disse...

Sim senhora, esta rapariga, para além de ter uma grande virtude que é ser do SLB (LOLOL), também é amiga dos outros!! :)
Quanto a mim, nunca dei sangue, mas quase desmaio so de olhar para uma agulha :$, mas o meu pai, é o dador lá de casa, faz o papel dele e dos filhos =) já que vai várias vezes doar sangue ;)
Beijo
Obrigado pelo comentario no meu blog a_mais_fofa_...
Vão passando e comentando...
olelas

Teresinha disse...

ola =)
boa ideia mesmo... nem vou pensar, assim que tiver um tempinho vou dar sangue.
obrigada pela tua visita e pelo doce comentario. Volta sempre que te apetecer, eu farei o mesmo. Adorei o blog!
beijinhos***

Anónimo disse...

Bem, estou aqui estou a cair para o lado...so de pensar fico...descontrolado! Mas para um gajo que gosta de desportos radicais, nada melhor que ultrapassar isso e ir de cabeça erguida dar Sangue para quem precisa. Considero mesmo dos gestos mais nobres da sociedade por tudo o que envolve o acto em si...

Mais_Fofa, isso é mesmo coisa de pessoas como tu...tens a fama e o proveito do nome que hostentas!

Parabéns!!!

Deste-me uma força...vai la vai...

Gonçalo Santos Pinto

mixtu disse...

excelente camapnha, eu sou dador e sei o que isso significa
hoje vejo, já sabia, tu és a mais...
yayayayaya
jinhos para a fofa e a linda, as outras... não conheço
yayayayayaya

a_mais_witch disse...

É só para dizer k estou mt orgulhosa de ti, porque a tua coragem pode ter salvo a vida de uma pessoa... e isso tem mt significado.

Eu compreendo o que sentes ao dar sangue porque tb sou dadora e dar sangue é algo mt gratificante.

ricardo teixeira disse...

Já tinha pensado nisso, mas nunca me tinha focado muito no assunto! Algumas dúvidas foram esclarecidas com este texto.

Vou fazê-lo!

Anónimo disse...

ola
e pela primeira vez que venho aqui ao teu blog .
pois e foste uma mulher muito corajosa ,pois podeste ter salvo uma vida ,o que e muito bom
isso e muito gratificante
jinhos grandes

Anónimo disse...

olá
e a primeira vez que venho ao teu blog.. parabéns..
eu sou dadora ha 2 anos e um dia resolvi ir ao curry cabral saber se podia ser dadora, no dia que recebi a carta deles fiquei super feliz posso ser sim , yupiii posso ajudar quem precisa e nunca se sabe se nao precisamos um dia...

vou visitar o teu blog mais vezes

beijocas
belinha

Luís disse...

FEunl na blogoesfera? lol

Muito bom...

Vocês saõ as mais... mais... sim, isso tudo

Anónimo disse...

Ah.. só mais uma coisa.

Se tens links do pessoal da Feunl exijo que metas o meu!!!

lol

Muddlealongme.blogspot.com