quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Luta de Titãs

Estávamos a fazer um trabalho para Seminário quando começou uma discussão sobre um tema polémico. Até ontem nunca o tínhamos abordado, mas ficou bem claro que esta é uma questão fracturante na sociedade portuguesa da actualidade.

A questão é a seguinte: qual é o melhor programa: Inspector Max ou Rex, o Cão Polícia? A resposta a esta pergunta revela muito do carácter e dos valores de uma pessoa. Eis uma breve dos defensores de cada um dos programas.
Rex, o Cão Polícia (a_mais_fixe, a_mais_fofa, a_mais_doida, a_mais_querida, a_mais_witch)
1.O Rex é muito mais fixe e os seus donos também (sou adepta do 2º).
2.Aprendemos alemão útil
3.As histórias têm suspense, com homicídios bem planeados e análise de provas.
4.Há autópsias e dissecação de cadáveres (ou "disco sound" de cadáveres, como preferirem)
Inspector Max (a_mais_linda, Cátia)
1.O nacional é bom (hmm, mesmo que seja da TVI?)
2.Tem o Rui Santos a fazer de polícia (ok, este é um belo argumento;não me refiro ao comentador da SIC N)
3.É mais alegre e o Max salva-os sempre no fim.
-Contra: os filhos são uns cromos e a médica-legista é uma parva (e nunca poderia ir para o CSI).

Bom, este foi um post bem parvo mas achei importante partilhar.

sábado, fevereiro 10, 2007

Férias em Roma

.
.
“Rome! By all means, Rome. I will cherish my visit here in memory as long as I live.” Audrey Hepburn as Princess Ann, in “Roman Holiday”
.
Como resultado da tradição “Férias em Fevereiro” que estamos a tentar implantar em minha casa, lá fui eu e os meus papás passar 5 dias à cidade eterna, Roma...aqui vão os pontos altos da viagem e algumas dicas:
.
.
1ªlição: Nunca pedir indicações a italianos...se perguntares por um sitio a 3 diferentes, vais obter 3 respostas completamente opostas...nós não sabíamos, e isso levou-nos a andar no 1º dia duas horas a pé com as malas de viagem, quando podíamos ter chegado ao destino em 5min!!
.
2ªlição: Cuidado por onde andas! Nada de entrar em elevadores suspeitos, nem em becos, nem pelos cantos das ruas, é que os italianos têm sérios problemas em encontrar casas de banho, então é em qualquer lado!
.
3ªlição: O trânsito é caótico, sem regras, cada um vai por onde quer! Ao atravessar a rua aconselha-se vivamente uma passadeira, um sinal verde para piões, um vermelho para os carros, mas no fundo nada disso importa, e o melhor mesmo é ter à mão uma qualquer arma de arremesso tipo guarda-chuva grande ou bengala para abanar bem e ser visto e ao mesmo tempo ameaçar os condutores que ainda te querem passar por cima.
.
4ªlição: Quanto a transportes públicos, esqueçam, preparem-se para longas caminhadas a pé. O metro é um nojo, e as estações são sempre fora de mão. Os autocarros vão para todo lado, mas atenção, pode dar-se o caso de estar 2 horas à espera e não aparecer nenhum. Caso tenhamos sorte lá entramos num, 1ºpasso segurarmo-nos com todas as forças (a condução é violenta!), depois tentar perceber onde queres sair, visto que existem 20 paragens com o mesmo nome!
.
Como pequena vingança, aconselho todos a andarem de autocarro sem bilhete, o mesmo não é aconselhável no metro onde há sempre fiscalização.
.
5ªlição: Esqueçam as conversinhas com motoristas de autocarros, funcionários de lojas ou qualquer outra coisa...por norma não são nada simpáticos!
.
6ª lição: Falando de comida, desde que se tenha atenção, pra não pagar quase 10 euros por um bocadinho de pizza, não me posso queixar...tudo o que é massa, pizza, pão, bolachas, etc é bom, é só saber escolher os preços! (é claro que mesmo assim não faltou a visita ao mcdonalds!!)
.
7ª lição: O melhor alojamento é sem dúvida uma casa de freiras. Foi numa das muitas que lá há que ficámos, e é o mais barato que se arranja. O pequeno-almoço pode ser pão duro com manteiga e chá ou café, mas os quartos são tão apresentáveis como noutro sitio qualquer, por isso vale a pena.
.
8ªlição: Compras= zero...bem, há sempre as lojas de souvenirs, mas de resto, os preços não são convidativos (nem durante os saldos!), e há a mesma coisa que por cá. Também tentei uma feira, mas era pior que a feira dos ciganos da Costa, por isso saí de lá o mais depressa que consegui!!
.
9ªlição: Falando de Monumentos e locais de interesse turistico, Não vale a pena gastar muito dinheiro com entradas, a não ser que ver pedras e pedregulhos seja mesmo a tua paixão. Visitei todas as praças com fontes, já tudo parecia igual, também há muitas igrejas, blah blah...e mais os clássicos, Coliseu (é igual por dentro e por fora, sem duvida que não vale o dinheiro pra entrar), fórum romano, basílica de São Pedro, museus cujo nome já não lembro, etc...pedra, pedra, estátuas, estátuas de tudo o que alguém se possa lembrar, mais colunas, mais estátuas...
.
Referencia especial à Capela Sistina – depois de duas horas a passear no museu de cabeça virada pró tecto porque todas as salas têm pinturas nas paredes e tecto, entramos numa sala apinhada e tentam convencer-nos primeiro que aquilo é uma capela, e depois, que aquelas pinturas são mais super espectaculares que todas as outras que estivemos uma hora a ver...sinceramente naquela altura eu já não queria saber, doía-me o pescoço e queria sair dali depressa, para apreciar a beleza chegam as fotografias!
.
Ainda sobre este tema uma dica: Se és um bocadinho a dar pró claustrofóbico (como eu), não tenhas a brilhante ideia de subir à cúpula da Basílica (como eu tive!!) - pode ser mais de meia hora de subida numas escadinhas em caracol, com paredes tortas dos lados, sem janelas e com gente à frente e atrás...quando percebi o que tinha feito já não havia volta a dar. E paguei eu pra isto! E a vista nem é assim tão espectacular, bem, é linda, mas é como outra vista qualquer, para além de que estão lá em cima montes de pessoas a empurrarem pra conseguirem ver um bocadinho melhor, e eu já estava tão traumatizada com a subida que só conseguia pensar em como seria a descida...não foi assim tão má porque aí havia menos pessoas, foi descer quase a correr pra não sentir que estava lá presa!!
.
.
Pérolas da viagem:
.
1)Turistas perdidos na “sopa dos pobres” lá do sítio, um gozo só...de certeza que viram tanta gente amontoada que pensaram que era algum “spot” turístico!!
.
2)Manifestação de sem-abrigo na escadaria da praça de Espanha...também deu umas boas fotos turísticas!!
.
3)Audiência com o Papa - toneladas de crentes fechados num auditório à espera do Santo Padre, gritando como qualquer boa claque “benedictooooo”, e o Papa a passar no corredor cheio de gente a dar High-fives a todos! depois o Papa falou, os padres também, blah blah, adormeci!!
.
4)Perseguições aos vendedores de rua – queríamos comprar umas imitações das boas, então toca de nos pormos nos locais turísticos a olhar desconfiadas à volta até localizarmos monhés de mau aspecto com sacos escondidos em vãos de escada!
.
.
E foi isto! Não ia com grandes expectativas, e até passei bons momentos, mas foi mais porque finalmente estava de férias depois de mais de um mês de exames...de resto, encontrei uma cidade suja, menos simpática do que me faziam crer, com uma grande importância histórica que, no fim pouco me interessou, e que me deixou cheiinha de saudades das nossas cidades!!
.
.
*Ena ena, há tanto tempo que não escrevia no blog!!! E ena ena ficou gigante, espero que mesmo assim leiam!!